domingo, 10 de janeiro de 2010

A obra de Sheila Oliveira







Em uma de minhas caminhadas fotográficas pelo interior do Ceará, me deparei em Jaguaruana, com uma região de carnaubais onde se iniciava a poda da carnaúba. Estas primeiras imagens já me despertaram uma enorme motivação de conhecer e registrar todo o mundo natural e humano envolvido com esta bela árvore.

Desde 2001 venho me aprofundando então neste mundo, registrando através de minhas fotos, a imensidão verde dos carnaubais, e as pessoas que vivem de tudo que a carnaúba gera. O trabalhador está presente desde a poda da palha, passando pela lida com esta palha para extrair-lhe o pó e daí a transformação deste pó em cera e seus derivados.A palha também é utilizada pelo artesão para elaboração de chapeis e outras criações que estampam a cultura nordestina.

Foi diante da beleza das imagens e da vontade de lutar pelo desenvolvimento desta cultura e pela preservação dos carnaubais, que resolvi partir para a publicação do livro ‘Carnaúba, a árvore que arranha’.

(Sheila Oliveira)